sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Terço de São Miguel Arcanjo


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Creio / Pai-Nosso/ 3 Aves-Maria/ Glória ao Pai

Nossa Senhora Rainha dos Anjos, rogai por nós!

1° Mistério (Anuncia-se): São Miguel, adorador do Verbo Divino. Ajudai-nos a viver na graça do Cristo Salvador.

Terço de São Rafael Arcanjo




Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Creio / Pai-Nosso/ 3 Aves-Maria/ Glória ao Pai

Nossa Senhora Rainha dos Anjos, rogai por nós!

1° Mistério (Anuncia-se): São Rafael, médico de Deus. Intercedei pela cura do nosso coração.

Terço de São Gabriel Arcanjo




Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Creio / Pai-Nosso/ 3 Aves-Maria/ Glória ao Pai

Nossa Senhora Rainha dos Anjos, rogai por nós!

1° Mistério (Anuncia-se): São Gabriel, amado do Coração de Maria. Ensinai-nos a viver como filhos de Deus.

Por que me consagrar ?


Qual importância da total e verdadeira devoção a Jesus por Maria para nós católicos?

Tentado pelo Diabo, o homem deixou morrer no coração a confiança no seu Criador, abusando da liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus, nisso consistiu o primeiro pecado do homem. Daí em diante, todo o pecado será uma desobediência a Deus e uma falta de confiança na sua bondade.

A devoção aos Santos da Igreja Católica


Muitos católicos não têm uma noção correta do que seja a devoção aos Santos da Igreja. Por isso, alguns pensam que são atribuídos rótulos aos Santos, como se fossem mercadorias de consumo espiritual. Mas, não é assim.

Sinopse Livro: A Conjuração Anticristã



Nesta obra fundamental, Monsenhor Henri Delassus (1836-1921) apresenta-nos uma análise histórica, filosófica e religiosa das tentativas de destruição da Igreja Católica durante a Renascença, a Reforma e as diversas revoluções dos séculos XVIII e XIX. O autor nos expõe como ocorreu a difusão dos ideais humanistas e naturalistas pelas lojas maçônicas, denuncia o seu objetivo de impor à humanidade uma nova visão do homem e aponta quais os seus fins últimos. Explica-nos de que modo trabalham para o estabelecimento de uma república universal de caráter naturalista, quem são seus agentes principais e quais as raízes profundas de seu embate contra o catolicismo. Escrito há mais de cem anos (1910), este livro é profético. O leitor contemporâneo certamente ficará surpreendido com as previsões do autor, visto que o plano aqui exposto se realizou exatamente como ele previra. A conjuração anticristã é uma leitura indispensável para se compreender a história da Igreja Católica e o curso dos acontecimentos políticos no século XX e nestas primeiras décadas do século XXI.

Decreto do Santo Ofício contra o Comunismo


O Decreto contra o Comunismo consta de respostas a quatro questões formuladas sobre a interpretação da doutrina moral da Igreja e do direito canônico então vigente. Dessa maneira, a primeira constatação que podemos fazer sobre o Decreto, sobre o Comunismo, é que ele visa a esclarecer quatro possíveis dúvidas sobre pontos particulares da doutrina e da disciplina da Igreja, não a estabelecer novas normas. Trata-se, portanto, de um decreto interpretativo, (que explica) e não de um decreto constitutivo.
Decretum S. Offici, sous Pie XII, 1949
Decreto do Santo Ofício, por Pio XII, 1949

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Sinopse Livro: A Fé Explicada

- A Fé Explicada


Crer com inteligência e pensar e agir à luz das verdades cristãs – estes são os dois objetivos deste livro do sacerdote norte-americano Leo Trese, autor de obras sobre a doutrina e a espiritualidade católica. Dividido em três capítulos principais – O Credo, Os Mandamentos, Os Sacramentos e a oração, o livro mostra os pontos essenciais da fé cristã de um modo didático. A exposição é sempre acompanhada de exemplos e tornam mais compreensíveis o conhecimento para pessoas que raramente tem à sua disposição os conhecimentos teológicos específicos, deste modo os ajudam a tirar delas o seu significado. Esta edição foi inteiramente revista e atualizada pelo novo Catecismo da Igreja Católica e pelo Código de Direito Canônico vigente.

Missa é estar presente no Calvário


Grande paciência é necessária para suportar a linguagem da indiferença, que muitos dos batizados na Igreja Católica têm pela Santa Missa: eles exalam ateísmo e são o veneno contra a devoção e piedade. Pensam eles: “Uma Missa a mais, uma Missa a menos, que diferença faz…”, “Já é bastante assistir a Missa aos domingos”, “A Missa de tal padre dura tanto como se fosse uma Missa de Semana Santa, quando é ele que surge no altar, eu geralmente saio da igreja”. – São Leonardo de Porto Maurício.

Sinopse Livro: Dom Bosco Místico

Dom Bosco Místico (Uma Vida Entre o Céu e a Terra)


"Dom Bosco não foi um ‘santo social’. Porque os ‘santos sociais’ não existem, como nunca existiram em Turim nos anos 1800. Essa é uma acepção modernista, na falsa convicção de que a relevância, mesmo religiosa, de uma pessoa e/ou ação dependa em particular dos benefícios materiais e socioeconômicos que tal relevância pode trazer à coletividade, sobretudo às classes sociais mais necessitadas. É desse caldo de cultura que nasce o conceito de ‘opção preferencial pelos pobres’, quando a Igreja sempre tem feito uma ‘opção preferencial em favor de cada um’, independente de qualquer consideração socioeconômica, consideração aliás que sempre teve valor unicamente instrumental para a salvação da alma de cada pessoa. Como todos os santos, Dom Bosco era animado por um fogo de caridade, quer dizer, pelo amor de adoração para com Deus, e pela amorosa obediência ao Onipotente, pelo fogo de amor para com o próximo. Tudo o que ele fez pelos outros foi unicamente reflexo do seu amor à Trindade. É preciso, no entanto, fazer um esclarecimento: o amor de Dom Bosco para com o próximo sempre teve como intenção única salvar as almas; para tanto, o restante não passava de instrumento".

A Sagrada Eucaristia: Verdadeiramente Corpo e Sangue



O sacramento que é fonte de vida por excelência é o da Sagrada Eucaristia. Mais que nenhum outro, enriquece e intensifica a vida da graça em nós. Na Sagrada Eucaristia, Deus vem a nós, não pela limpeza de uma lavagem com água, não por uma confortadora unção com azeite, não por uma imposição de mãos transmissora de poder, mas como alimento e bebida sob as APARÊNCIAS do pão e do vinho. Jesus Cristo o Filho de Deus, ali presente verdadeiramente, faz subir vertiginosamente o nível da graça santificante em nós.