domingo, 16 de agosto de 2020

VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS NO MISTÉRIO DE CRISTO E DA IGREJA



LUMEN GENTIUM - CAPÍTULO VIII

A BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS
NO MISTÉRIO DE CRISTO E DA IGREJA


I. PROÊMIO

A Virgem mãe de Cristo
52. Querendo Deus, na Sua infinita benignidade e sabedoria, realizar a redenção do mundo, «ao chegar a plenitude dos tempos, enviou Seu Filho, nascido de mulher,… a fim de recebermos a filiação adotiva» (Gál. 4, 4-5). «Por amor de nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e encarnou na Virgem Maria, por obra e graça do Espírito Santo» (171). Este divino mistério da salvação é-nos revelado e continua na Igreja, instituída pelo Senhor como Seu corpo; nela, os fiéis, aderindo à cabeça que é Cristo, e em comunhão com todos os santos, devem também venerar a memória «em primeiro lugar da gloriosa sempre Virgem Maria Mãe do nosso Deus e Senhor Jesus Cristo».

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Quaresma de São Miguel Arcanjo




Para entender a quaresma de São Miguel



De preferência em jejum (opcional em forma de penitência), ao se levantar (ou outro horário de sua preferência), fazer o sinal da cruz completo, com água benta (opcional), acender a vela abençoada (obrigatório) e iniciar as orações diante da imagem de São Miguel Arcanjo (obrigatório, pode ser uma imagem, foto ou estampa), fazer a confissão antes de terminar a quaresma (preferencialmente), fazer as orações na ordem a seguir (sugestão): 

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

A Presença Real de Cristo na Eucaristia


O primeiro anúncio da Eucaristia: No Evangelho de São João, capítulo 6, Jesus após multiplicar pães e peixes, andar sobre as águas e parar os ventos, mostrando aos apóstolos que tem poder sobre toda a matéria, proclama:

Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, nunca mais terá fome, e o que crê em mim nunca mais terá sede. (Jo 6, 35)