quarta-feira, 15 de julho de 2020

Você já leu o Decreto sobre o Ecumenismo?





DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO SOBRE O ECUMENISMO

PROÊMIO

1. Promover a restauração da unidade entre todos os cristãos é um dos principais propósitos do sagrado Concílio Ecumênico Vaticano II. Pois Cristo Senhor fundou uma só e única Igreja. Todavia, são numerosas as comunhões cristãs que se apresentam aos homens como legítima herança de Jesus Cristo. Todos, na verdade, se professam discípulos do Senhor, mas têm pareceres diversos e caminham por rumos diferentes, como se o próprio Cristo estivesse dividido (Cf. 1Cor 1,13). Esta divisão, porém, contradiz abertamente a vontade de Cristo, e é escândalo para o mundo, como também prejudica a santíssima causa da pregação do Evangelho a toda a criatura.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Decreto do Concílio Vaticano II sobre o Apostolado dos leigos






DECRETO
APOSTOLICAM ACTUOSITATEM
SOBRE O APOSTOLADO DOS LEIGOS


PROÊMIO


1. O sagrado Concílio, desejando tornar mais intensa a atividade apostólica do Povo de Deus, dirige-se solicitamente aos cristãos leigos, cujas funções, próprias e inteiramente necessárias na missão da Igreja já recordou noutros lugares. Com efeito, o apostolado dos leigos, uma vez que dimana da sua própria vocação cristã, jamais pode deixar de existir na Igreja. A própria Sagrada Escritura demonstra abundantemente quão espontânea e fecunda foi tal atividade nos primórdios da Igreja (cfr. At. 11, 19-21: 18, 26; Rom. 16, 1-16; Fil. 4, 3).

quarta-feira, 1 de julho de 2020

A Unidade da Igreja Católica - São Cipriano bispo de Cartago (†258 d.C.)


1 – Vigiai, o inimigo vem disfarçado

(1) “Vós sois o sal da terra” (Mt 5,3), diz o Senhor, e ainda nos recomenda que sejamos simples pela inocência e prudentes na simplicidade [Mt 10,16]. Nada pois é mais importante para nós, irmãos diletíssimos, quanto vigiar com todo o cuidado para descobrir logo e, ao mesmo tempo, compreender e evitar as ciladas do inimigo traiçoeiro. Sem isso, embora sejamos revestidos de Cristo [Rom 13,14; Gál 3,27], que é a Sabedoria de Deus Pai [1Cor 1,24], nos mostraríamos menos sábios na defesa da salvação.