segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Indulgência Plenária - Ultimo dia do ano e primeiro dia do ano


A Santa Mãe Igreja concede Indulgência Plenária para aqueles que, no dia 31 de Dezembro rezarem o "TE DEUM" e para aqueles que no dia 1 de Janeiro rezarem o “VENI CREATOR”, ambos publicamente. Para cada um dos dias nós podemos lucrar Indulgência Plenária para nós mesmos ou para a alma de algum fiel defunto.

A Indulgência Plenária concede ao fiel, caso morra em estado de graça após recebê-la, o perdão das penas devidas em decorrência dos pecados cometidos durante a vida, garantindo assim o ingresso direto no Céu, e eliminando a necessidade de purificação no purgatório. Note-se ainda que a recitação pessoal confere indulgência parcial.

As condições para ganhar a indulgência são:

a) - Oração nas intenções do Papa Francisco: 1 Pai-nosso e 1 Ave-Maria, mas pode o fiel acrescentar outras orações conforme sua piedade e devoção.
b) - Confissão sacramental (15 dias antes ou 15 dias depois do dia em questão). A confissão vale para os dois dias; 
c) - Comunhão eucarística – é necessária uma comunhão para cada indulgência;
d) - Repulsa de todo pecado, exclusão de qualquer apego ao pecado, até mesmo o venial; 
e) - Cumprir a obra prescrita, que para esses dias são rezar o Te Deum dia 31 publicamente, e o Veni Creator dia 1 também publicamente (ou seja, não sozinho, nem em grupo em casa, o melhor seria depois da missa na igreja).

* A comunhão e a oração pelo papa devem ser feitas para cada um dos 2 dias.

Fonte: Manual das Indulgências aprovado pela Santa Sé e publicado em 1990 pela CNBB. Edições Paulinas: SP, 1990, P.15-19.

Segue os hinos:

1) Para o dia 31/12: Te Deum (A Vós, ó Deus)

A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos. A vós, Eterno Pai, adora toda a terra. A vós cantam os anjos, os céus e seus poderes: Sois Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo! Proclamam céus e terra a vossa imensa glória. A vós celebra o coro glorioso dos Apóstolos, Vos louva dos Profetas a nobre multidão e o luminoso exército dos vossos santos Mártires. A vós por toda a terra proclama a Santa Igreja, ó Pai onipotente, de imensa majestade, e adora juntamente o vosso Filho único, Deus vivo e verdadeiro, e ao vosso Santo Espírito. Ó Cristo, Rei da glória, do Pai eterno Filho, nascestes duma Virgem, a fim de nos salvar. Sofrendo vós a morte, da morte triunfastes, abrindo aos que têm fé dos céus o reino eterno. Sentastes à direita de Deus, do Pai na glória. Nós cremos que de novo vireis como juiz. Portanto, vos pedimos: salvai os vossos servos, que vós, Senhor, remistes com sangue precioso. Fazei-nos ser contados, Senhor, vos suplicamos, em meio a vossos santos na vossa eterna glória. Salvai o vosso povo. Senhor, abençoai-o. Regei-nos e guardai-nos até a vida eterna. Senhor, em cada dia, fiéis, vos bendizemos, louvamos vosso nome agora e pelos séculos. Dignai-vos, neste dia, guardar-nos do pecado. Senhor, tende piedade de nós, que a vós clamamos. Que desça sobre nós, Senhor, a vossa graça, porque em vós pusemos a nossa confiança. Fazei que eu, para sempre, não seja envergonhado: Em vós, Senhor, confio, sois vós minha esperança! Amém!

2) Para o dia 01/01 - Veni Creator Spiritus! (Vem, Espírito Criador!)

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais. Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém!

Te Deum (Hino cantado e legendado PT/BR)



Veni Creator Spiritus (Hino cantado e legendado PT/BR)



Via Manual das Indulgências aprovado pela Santa Sé e publicado em 1990 pela CNBB. Edições Paulinas: SP, 1990, P.15-19.
Vídeos: Iniciativa Condor.

28 comentários:

  1. É uma pena que os sacerdotes não dão assim a devida importância para indulgência nas igrejas. Muito triste isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças à Deus o meu pároco assim que eu coloquei essa informação no grupo da paroquia ele foi o primeiro a motivar e compartilhar

      Excluir
    2. Há sacerdotes e sacerdotes. Oremos por todos eles. Pelos santos, para que permaneçam santos e para os que ainda não são santos, para que alcancem a santidade.

      Excluir
  2. Agradeço a Deus por receber estás orações. Que o Senhor Jesus amado nós conduza ao paraíso para sua adoração.

    ResponderExcluir
  3. Vou rezar pelas intenções do Papa Bento XVI, pois, tenho dúvidas a respeito das intenções do Papa Francisco. Mas, minha fé pela sã Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana continua cada vez mais forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bento XVI é Papa emérito agora, se não orar pelo Papa atual creio que não ganhará as indulgências.

      Excluir
    2. Tenho minhas dúvidas quanto ao Papa Francisco, mas é ele quem ocupa o trono de Pedro. Devemos confiar no Pai, no Filho e no Espírito Santo, bem como na promessa de que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja de Cristo. Reze pelas intenções do Papa Francisco sim. Se é isso que a Igreja manda, faça do jeito que a Igreja manda. Não arrisque perder a indulgência... Não caia na conversa mansa e aparentemente, cheia de lógica e boas intenções do inimigo.

      Excluir
  4. As comunhões deverão ser necessariamente recebidas nos dois dias em questão(31 e 01) ou podem ser recebidas posteriormente assim como a confição?

    ResponderExcluir
  5. Mtos padres não salvam almas, o interesse é outro quando assumem algumas paróquias, estão preocupados com o que vão herdar do padre antecessor(carro, casa, apartamento, casa, dízimo, mordomias etc) fazem homilias fracas e não conduzem o rebanho para a salvação das almas, não se recomenda essas orações como forma de purificação dos pecados, é lamentável que temos a Indulgência a nosso dispor e por desconhecimento ou omissão de sacerdotes católicos não fazem de tal maneira. Tem padres que são fidedignos a santa Sé, mas tem a maioria que não ô é. Lamentável, pax et bonum!

    ResponderExcluir
  6. Temos que rezar pelo Papa e mais ainda pelos nossos padre.Para que possamos sermos firme na fé,e a nossa Igreja forte em sua missão de evangelizar de acordo com os precedidos da Santa Igreja deixados pelo Cristo

    ResponderExcluir
  7. Na minha Igreja o Padre( q é muito culto e nos orienta sempre) não comentou sobre está indulgência. Me admiro...será q é fake News? Seria maravilhoso junto com todos( durante a missa)ŕezarmos as Orações acima solicitaďos. Amo o Senhor meu Deus e nossa Igreja e seria lindo no primeiro dia do ano elevamos nossas mãos em Adoraçao em Louvor em Amor e Glória à aquele q é e q virá e q sempre será Poderoso e Amoroso Misericordioso...digno de todo AMOR do nosso Coração!

    ResponderExcluir
  8. Liguei no convento Santa Clara, o mais próximo e disseram que não tinha como me confessar, só em fevereiro pois, todos estavam de férias...O satanás tira férias?????

    ResponderExcluir
  9. Eu ofereço pelo o papa que está na Cátedra de Pedro, mesmo com muito pesar, eu sei que Deus conhece a minha intenção, aí Ele dá o que é verdadeiro, Papa+ No momento eu digo no meu coração, que Deus sabe qual é o verdadeiro Papa, por isso não tenho medo! Mais tenho confiança em Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também rezei pelo Papa que está na Cátedra de Pedro. Deus sabe muito bem quem é.
      Não podemos nos esquecer que o Papa Bento XVI, disse que denunciaria à vida pública, mas que continuaria sendo Papa.
      Paz e Bem.

      Excluir
  10. Fiquei maravilhado com estas indulgências,momentos exatos para estar em comunhão com Deus nosso criador.

    ResponderExcluir
  11. Habemus Papa!Creio que nosso Papa Francisco é um enviado de Deus para fazer a diferença neste mundo tão fechado a misericórdia.

    ResponderExcluir
  12. Não o só rezar, procurar, esforçar-se para encontrar-se com Jesus onde ele disse que estaria, nos pequeninos, necessitados, doentes, pecadores, idosos, internados em hospitais e asilos.

    ResponderExcluir
  13. Senhor, sejam para o Teu coração misericordioso todas as nossas alegrias, esperanças e aspirações. Ensina-nos a executar Teus propósitos desconhecidos, abre-nos as portas de ouro das oportunidades do serviço e ajuda-nos a compreender a Tua vontade! Seja o nosso trabalho a oficina sagrada de bênçãos infinitas, converte-nos as dificuldades em estímulos santos, transforma os obstáculos da senda em renovadas lições. SENHOR JESUS CRISTO! TENDE PIEDADE DE NÓS! AMÉM!

    ResponderExcluir
  14. Pai amado tende misericórdia de Teus filhos tão dispersos pelo mundo!!
    Amém!!!

    ResponderExcluir
  15. Reso sempre para o Papa, Bispos e Padres, por eles serem gentes como todo nós sujeitos a quedas e imperfeições, muitas vezes os colocamos em um pedestral imunes a tudo, Judas estava junto de Jesus e o traiu, Pedro também o negou três vezes, uma multidão que Ele ajudou curando, libertando de tantos males, multiplicou pães e peixes etc. O fizeram todos gritando crusifica-o. A nossa salvação será individual não teremos jeitinho brasileiro. Se nós estamos dentro da igreja vivendo uma vida dupla no final vou ter que dar conta de tudo quando Deus me chamar será eu é Ele. É que facilidades temos de julgar as pessoas só quem pode nós julgar é só Deus e que Ele não nós julgueis com sua justiça mas com Misericórdia de todos nós.

    ResponderExcluir
  16. Acabei de participar da Santa Missa no Santuário do Pai das Misericórdias na Canção Nova e o Padre rezou ao final da missa. Puder fazê-lo verbalmente também, graças à esse site. Muito obrigado e Deus abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele rezou o Te Deum e eu o recitei publicamente no Santuário. Obrigado

      Excluir